Malagueta Viagens

Serra, Natureza e Emoção

Sejam bem -vindos ao Centro de Portugal. Hoje, a Malagueta Viagens convida-vos a descobrir os encantos naturais e caraterísticas singulares do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros.

Estamos em pleno Maciço Calcário Estremenho, a região cársica mais importante do nosso país e uma relevante reserva de água doce. Com formações rochosas incríveis, grutas e até pegadas de dinossauro, esta região conta uma história com 160 milhões de anos.

A paisagens da serra obriga-nos a abrandar e a desfrutar dos pequenos prazeres da vida. Aqui as estradas são substituídas por trilhos que se percorrem sem pressas, seja a pé, de bicicleta, a cavalo ou até de burro. Os caminhos guiam-nos por lugares mágicos e o ar fresco enche-nos os pulmões e a alma de uma serenidade há muito esperada.

Há tempo para tudo. Ler um livro debaixo de uma oliveira e dar dois dedos de conversa no café da aldeia. Mergulhar no rio e relaxar num tanque de água quente. Descer a grutas magníficas e escalar até ao ponto mais elevado para ter a melhor vista.

Há tempo para assistir ao pôr do sol e para preparar o jantar sob a orientação de um chef enquanto se provam vinhos e partilham boas conversas. Há tempo para ver as estrelas e adormecer com a certeza de que foi um dia em cheio.

 

O Hotel Cooking Nature Emotional

Localizado em plena serra este pequeno hotel parece-nos o ponto de partida perfeito para descobrir esta região. Além de lindo e muito bem integrado na paisagem, tem um conceito inovador, que alia conforto, natureza e emoções.
É a nossa sugestão de alojamento para quem procura um retiro. Seja em família, casal, num pequeno grupo de amigos ou até sozinho, a Malagueta Viagens convida a desfrutar de uma experiência incrível.

 

O que visitar


As Grutas
As de Mira de Aire são as maiores de Portugal com cerca de 11km de extensão, dos quais 600m são visitáveis. É preciso descer 683 degraus ( felizmente a subida é de elevador 😊) para apreciar a beleza das profundezas terrestres e admirar estalactites, estalagmites e colunas resultantes do efeito da infiltração da água na rocha calcário ao longo de anos e anos. A uma curta distância encontra-se as grutas de Alvados e de Santo António com as seus tuneis, galerias, formações e lagos naturais.

Nascente do Alviela
Para além da Nascente, este local conta com uma pequena praia fluvial “Os Olhos de Água” e o Carsoscópio, um centro de ciência viva dedicado a dar a conhecer a importância da região enquanto paisagem cársica, recurso de água doce e maternidade de uma colónia de 5000 morcegos que todos os anos vem dar à luz as suas crias.

Fórnea
Um fenómeno geológico semelhante a um abatimento da crosta terrestre fez nascer um belíssimo anfiteatro natural com cerca de 500 m de diâmetro e 250 m de altura.
O trilho que conduz a um ponto mais elevado oferece uma perspetiva amplificada e nos dias seguintes a grandes chuvadas este local torna-se ainda mais bonito com o aparecimento da maravilhosa cascata.

Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios da Serra de Aire
Local imperdível para os amantes destes gigantes já extintos pois trata-se de um importantíssimo registo icnofóssil do período Jurássico. As pegadas de dinossauros saurópodes impressas na lage calcária remontam há 175 milhões de anos e podem ser observadas em cerca de 20 pistas.


Aldeia Pia do Urso
Trata-se de uma encantadora aldeia serrana que foi totalmente requalificada. As casas tipicas de pedra e madeira, com as suas floreiras coloridas enfeitam as ruas empedradas.
Existe um Eco-Parque Sensorial com um conjunto de atividades adaptadas a invisuais.


Castelo de Bode
Apesar de não estar localizada no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros vale a pena pegar no carro e seguir em direção à barragem de Castelo de Bode.
As paisagens são incríveis e as várias praias fluviais, das quais se destaca Praia Fluvial da Castanheira, mais conhecida como Lago Azul, são um excelente destino para passear, nadar e fazer atividades náuticas como windsurf, wakeboard e canoagem.

 

Estamos ao dispor para mais informação:

Telefone Fixo: 243 329 022
Telefone Móvel:
969 363 885
E-Mail:
reservas@malaguetaviagens.pt