Malagueta Viagens

Maldivas, Clima e Quando Ir

Praias de areia branca e fina, mar calmo azul turquesa e palmeiras verde esmeralda que ondulam ao sabor do vento conquistam facilmente os amantes de destinos paradisíacos.
As Maldivas são um dos destinos que mais vendemos, particularmente no que toca a viagens de Lua de Mel. Acontece que, como grande parte dos casamento são celebrados entre maio e outubro, surge frequentemente “A” questão:

 

Podemos viajar para as Maldivas nesta altura do ano?

Sim podem! As Maldivas podem ser visitadas em qualquer altura do ano. Claro que como em qualquer outro lugar do mundo tem uma época que apresenta melhores condições para viajar mas isso não significa que não se possa desfrutar do destino nos restantes meses do ano. A sua localização próxima da linha do equador faz com que as temperaturas sejam constates todo o ano, tanto a do ar como a do mar.

 

Maldivas – O clima

As Maldivas têm um clima tropical quente com temperaturas que oscilam entre os 26º e o 32º e água do mar a rondar os 27º a 29º. Assim, as temperaturas, não são um fator de terminante para escolher quando viajar para as Maldivas.
A preocupação mais frequente é a monção, mas para isso temos de perceber o que é afinal este fenómeno meteorológico.

 

Compreender a Monção

A palavra Monção tem origem no árabe malsim que significa estação. Era este o nome que os antigos marinheiros árabes davam às mudanças periódicas de direção do vento que ocorrem ao largo das costas do subcontinente indiano e da Península Arábica, onde o vento sopra desde o sudoeste uma metade do ano e desde o nordeste durante a outra metade. Assim, e de forma resumida, monção é designação dada aos ventos sazonais, em geral associados à alternância entre a estação das chuvas e a estação seca.

 

A Monção nas Maldivas

 

A Monção nas Maldivas

É frequente associar-se o termo monção à estação das chuvas, mas isso não está correto uma vez que tanto a estação seca como a das chuvas é influenciada pela monção. De novembro a abril, a monção de Inverno ou Iruvai (língua tradicional das Maldivas), traz tempo quente e seco enquanto que de maio a outubro a monção de verão ou Halhangu reflete tempo mais nublado, chuvas mais frequentes e agitação marítima.

Com base nesta informação podia-se concluir que a melhor época para viajar para as Maldivas é de novembro a abril, mas será que é mesmo assim?

 

Iruvai vs Halhangu

Apesar do clima das Maldivas ter duas estações dominantes e bem definidas é errado assumir que nos meses da estação seca não chove ou que na época das chuvas não há excelentes dias de sol. É impossível garantir condições meteorológicas principalmente nos últimos anos em que o clima é cada vez mais imprevisível.  Para ajudar a perceber as diferenças ao longo do ano apresentamos informação sobre cada trimestre. Para informação mais detalhada consulte o site do serviço meteorológico das Maldivas em https://www.meteorology.gov.mv/

 

Como é o clima nas Maldivas em…

Janeiro, Fevereiro e Março: Durante estes 3 meses o tempo é normalmente excelente, razão pela qual é a época super-alta das Maldivas.  Os dias são ensolarados, as temperaturas rondam os 30º e as chuvas são pouco frequentes. O dia tem cerca de 9 a 10 horas de luminosidade. Tão boas condições têm um preço e não é nada baixo, esta é a época mais cara das Maldivas e os preços chegam a duplicar em relação à época baixa.

Temperatura máxima média: 29º | Temperatura mínima média: 26º | Horas de luz solar: 9 /10 | Precipitação:50mm – 75mm

 

Abril, Maio e Junho: Abril marca o início da estação das chuvas que praticamente duplica em relação primeiro trimestre do ano. Começa a época baixa, logo após o final das férias da Páscoa, e os resorts geralmente têm promoções muito tentadoras para esta época.
As temperaturas e humidade sobem ligeiramente e as chuvas, apesar de mais frequentes, surgem principalmente durante tarde, no entanto, costumam ser tão passageiras que são conhecidas como “chuvas chuveiro”.
Deste trimestre Maio costuma ser o mês mais chuvoso mas existem boas condições para aproveitar em plenitude as suas férias nas Maldivas.

Temperatura máxima média: 31º | Temperatura mínima média: 27º | Horas de luz solar: 7-8 | Precipitação: 132mm – 216mm

 

Julho, Agosto e Setembro: Este trimestre é muito semelhante em termos de clima embora setembro tenha tendência a ser um pouco mais chuvoso.
Apesar de supostamente ser época baixa nas Maldivas a crescente procura do destino, motivado pelas férias de verão e luas de mel, fazem com que os preços aumentem um pouco.
Nestes três meses as temperaturas e humidade são bastante altas, é frequente o tempo estar nublado e chover  durante a noite, no entanto, justamente por ser a época que mais vendemos Maldivas, podemos afirmar que é perfeitamente viável viajar para as Maldivas durante esta temporada.

Temperatura máxima média: 29º | Temperatura mínima média: 26º | Horas de luz solar: 7-8 | Precipitação: 172mm – 243mm

 

Outubro, Novembro e Dezembro

Outubro marca a entrada da estação seca das Maldivas, no entanto o último trimestre do ano ainda é marcado por alguma chuva.
As temperaturas continuam boas e a água do mar quente pelo que o menos vantajoso são mesmo as pouca horas de luz solar em novembro, cerca de 6, e os preços do período de natal e fim de ano que sobem consideravelmente.

Temperatura máxima média: 29º | Temperatura mínima média: 25º | Horas de luz solar: 6-8 | Precipitação: 201mm – 232mm

 

Maldivas Quando Ir?

Para quem quer viajar na estação seca os meses mais favoráveis são janeiro, fevereiro ou março, sendo que fevereiro destaca-se por ser de todos o menos chuvoso. Abril é o mês mais quente, embora nas Maldivas a temperatura praticamente não oscile, e  também tem poucos dias de chuva.
Nos restantes meses do ano a probabilidade de chuvas é muito semelhante mas isso não deve impedi-lo de realizar a sua viagem a estas ilhas paraíso. Por regra as chuvas são passageiras e, tal como começam, terminam dando lugar a um lindo dia de sol.

 

Chuva nas Maldivas

 

Viajar na Estação das Chuvas

A estação das chuvas é marcada sobretudo por ventos mais fortes que nesta época são um excelente aliado para ajudar a aguentar as temperaturas altas e a humidade. Quanto à chuva costuma ser forte mas passageira, as chamadas “chuvas chuveiro”. Chuvas severas, que duram vários dias, e outros fenómenos extremos como furações ou tufões são muito improváveis nesta região do mundo.
Mesmo com chuva, é possível continuar a aproveitar o destino pois as temperaturas são sempre altas. Pode continuar a nadar e a observar a incrível vida marinha, ficar a aproveitar a piscina infinita do hotel, ou simplesmente aconchegar-se na sua villa a ver a chuva cair por uns minutos. Haverá algo mais romântico?

 

Localização e Precipitação

A localização do atoll em que se encontra o resort também tem influência a nível meteorológico.
A quantidade de precipitação anual nas Maldivas varia entre 1.900 e 2.500 milímetros na parte norte do arquipélago e entre 3.000 e 3.800 mm na parte sul do arquipélago.

Este gráfico representa as oscilações entre as diferentes localizações. A linha azul representa a região mais central das Maldivas (Malé) , a linha vermelha representa a localização mais a norte e a linha verde os atois localizados mais a sul.

 

https://www.meteorology.gov.mv/img/climaterainfall.png

 

Decidir quando visitar depende do que se quer fazer, pois ambas as estações têm os seus prós e contras.
Para fugir das multidões, a melhor época para visitar as Maldivas é de maio a novembro. Com os ventos, as tempestades movem-se rapidamente e não vão estragar um dia inteiro com chuva. Neste período é os preços dos resorts são mais atrativos e é uma ótima época do ano para mergulhadores e surfistas.
Na época alta, de dezembro a abril, as Maldivas são mais secas mas também é a época do ano mais cara para visitar as ilhas e, embora a visibilidade seja mais clara, a vida marinha é menos abundante.

Seja qual for a época do ano, sinta-se livre para sonhar com uma viagem às Maldivas!