Malagueta Viagens
Blog Oficial Malagueta Viagens

Ilha do Pico: Maravilha de Lava e Altura

“O Pico é a mais bela, a mais extraordinária ilha dos Açores, duma beleza que só a ela lhe pertence, duma cor admirável e com um estranho poder de atracção. É mais que uma ilha – é uma estátua erguida até ao céu e moldada pelo fogo – , é outro Adamastor como o do cabo das Tormentas”

RAUL BRANDÃO, “As Ilhas Desconhecidas” (1926)

 

A Ilha do Pico é provavelmente a mais misteriosa e magnética das 9 Ilhas dos Açores.
Este seu carácter enigmático é difícil de explicar, mas fácil de sentir quando vemos, mesmo que ao longe, a imponente e fascinante montanha vulcão.

Os primeiros povoadores que aqui desembarcaram acharam a ilha assustadora, negra e monstruosa. Estávamos em pleno séc. XV e o Pico apresentava-se com toda a sua dureza, sem qualquer manifestação dos encantos que viria a revelar anos mais tarde.

Importa perceber que esta ilha, a mais jovem do arquipélago com apenas 300 mil anos, é, de todas as 9, a que apresenta condições naturais mais duras e difíceis, cujo solo de lava fossilizada não fazia nascer nem cereal para pão.

O Pico foi a primeira ilha do grupo central a ser avistado pelos navegadores. A gigante montanha, que se eleva 2351 metros acima do nível do mar, assinalou o caminho como um farol no meio do mar. Chateaubriand escreveu em 1848 «inútil farol de noite, sinal sem testemunha de dia», mas a verdade é que é a montanha que resume toda a alma do Pico, o seu fascínio, os seus mistérios, as suas histórias.

Minha ilha sem bruma
Sem distância a percorrer
Onde o vento é o donatário
Único senhor e rei
Sem eu mesmo o saber.
Ilha Maior no sonho e na desgraça
Sempre a acenar a quem ao longo passa
Nos navios rumo ao Canadá e América.
Ancoradouro de aves, poetas e baleeiros,
Heróis sem nome, com um pé em terra e outro no mar,
Quantas vezes em vão a balear.
Negra, negra, negra e cativa
Ilha Maior, minha Ilha-Mãe adoptiva,
Maravilha de lava e altura!
El-rei Sebastião, o Desejado,
Veio um dia, nunca mais voltou.
E é aqui, cavada a seu lado,
Que eu quero ter a minha sepultura.

Almeida Firmino

Visite a Ilha do Pico

A Malagueta Viagens dispõe de programas que incluem o acompanhamento dos clientes com guias locais que para além de dar a conhecer os pontos mais importantes, irão contextualizar os vários acontecimentos históricos que marcaram a ilha. Mais informação em https://www.malaguetaviagens.pt/ferias-acores/