Preço desde: 1.695€
Tipo de turismo: cultural c/ guia
Duração: 8 Dias / 7 Noites
A Malagueta convida-o a descobrir a riqueza cultural e as paisagens deslumbrantes destes 3 países dos balcãs. Albânia, Bósnia e Montenegro irão dar-lhe a conhecer o património histórico e edificado e a beleza natural guardada entre montanhas e o mar adriático. Visite locais fabulosos, alguns dos quais reconhecidos como Património da Humanidade pela UNESCO, numa das regiões mais bonitas e interessantes da Europa.
Saída Especial do Porto em voo direto em datas selecionadas de Junho, Julho, Agosto e Setembro. Para saídas de Lisboa ou outras datas consulte-nos.
Comparência no aeroporto 2 horas antes da partida. Assistência nas formalidades de embarque e saída em voo com destino ao aeroporto de Čilipi. Chegada e assistência pelo nosso guia privativo, em língua portuguesa ou espanhola, que acompanha a viagem do aeroporto de chegada ao aeroporto de partida. Partida para norte, pela estrada que serpenteia entre o mar Adriático e a montanha agreste e austera em direção à fronteira com a Bósnia-Herzegovina, uma das nações que emergiu do conflito jugoslavo. Jantar em restaurante local no percurso. Atravessando quilómetros de campos abençoados por vinhas e oliveiras, chegamos a Mostar, a cidade-mártir da guerra dos Balcãs. Alojamento no Hotel Eden****, ou similar.
Após o pequeno-almoço buffet, aguarda-nos um centro histórico meticulosamente recuperado pela UNESCO, dominado pelos minaretes das mesquitas que lembram a presença do império Otomano durante quatro séculos, numa convivência pacífica entre muçulmanos, católicos, cristãos ortodoxos e judeus. Na visita a pé com guia local, atravessamos a famosa ponte de Mostar, construída no século XVI por ordem de Suleiman, “o Magnífico”, percorremos o Velho Bazar com as suas calçadas em pedra de seixos do rio, entramos na casa Bišćevića, uma residência turca tradicional do século XVII e finalmente visitamos uma mesquita. Almoço em restaurante local. Acompanhamos agora o curso do Neretva o rio esmeralda, que serpenteia entre as montanhas que serviram de pano de fundo à guerra entre sérvios, croatas e bósnios. A caminho de Sarajevo somos confrontados com o passado recente visitando o ‘’Túnel da Esperança’’ a única forma de comunicação com o exterior durante o cerco de 1425 dias, o mais duradouro da história do século XX. Estima-se que mais de um milhão de pessoas tenham circulado pelo túnel, por onde entravam alimentos, armamento, medicamentos, cigarros e ocorria o transporte de feridos e crianças. Alojamento e jantar no Hotel Holiday Inn****, ou similar.
Pequeno-almoço buffet. A visita panorâmica da capital da Bósnia mostra-nos que as cicatrizes na alma e os testemunhos do passado deram lugar ao direito de sonhar com o futuro. Visitamos a sempre animada praça do mercado, a Sinagoga, a Mesquita de Gazi Husrev Bay, a catedral do Coração de Jesus, a ponte latina onde foi assassinado o arquiduque Francisco Fernando provocando a I Guerra Mundial. Almoço em restaurante local. De tarde, percorremos a vasta região a que os otomanos deram o nome de ‘’Balcã’’ que significa montanha na língua turca. As paisagens que desfilam à nossa frente são de uma beleza surpreendente pelas características do relevo acidentado e da natureza hostil. Após atravessar a fronteira, jantar no percurso. Alojamento no Hotel Bristol****, ou similar.
Pequeno-almoço buffet. Hoje conhecemos a capital do jovem país Montenegro e que foi palco estratégico na II Guerra Mundial de Nazis e Aliados. Após a guerra, o líder da Jugoslávia, Tito, dedicou-lhe especial atenção na reconstrução da cidade. Nos dias de hoje, a arquitetura urbana reflete a sua turbulenta história e a diversidade de regimes que viveu. Breve visita panorâmica da cidade. Partida para Krüje, um bastião de resistência contra os Otomanos no século XV. Visita ao Museu Gjergj Kastrioti, situado no interior das muralhas do castelo e o tradicional mercado, que faz a alegria dos turistas. Almoço. Continuação para Durrës, uma das cidades mais antigas da Albânia, que possui o maior porto do país. Colonizada pelos gregos, foi um importante entreposto comercial, sendo a Torre Veneziana a prova da presença desses intrépidos marinheiros que dominaram o mar Mediterrâneo. Alojamento e jantar no Hotel Arvi****, ou similar.
Após o pequeno-almoço partimos para Berat, um pequeno tesouro e vila museu Património Mundial pela UNESCO. Intitulado o povoado das mil janelas, subimos a pé desde o típico bairro Mangalem até ao castelo para visitar o museu de Onufri, onde aprendemos um pouco mais sobre a arte iconográfica Bizantina. A visita ficará completa com a entrada no museu Etnografico instalado numa casa típica albanesa em pedra e madeira. Almoço. Visita de Tirana, capital da Albânia, passando pela Praça Skanderbeg, o Teatro Nacional, o Museu Histórico, o Palácio Cultural, a Mesquita Et’hem Bey construída entre 1798 e 1812, a torre do relógio e a curiosa “Pirâmide”, construída em 1988 como um museu durante o período do ditador Enver Hoxha. Na década de 80, a Albânia mantinha centenas de bunkers, que hoje foram transformados em casas comerciais, lojas, cafés e espaços culturais. Visita ao Bunk Art2, cuja exposição mostra a vida e as perseguições políticas na época da República Socialista Popular da Albânia. Em hora a combinar localmente, regresso ao litoral Adriático, para jantar e alojamento.
Pequeno-almoço buffet. Hoje a nossa viagem leva-nos na direção do lago Skadar, o maior do sul da Europa. Após almoço em restaurante local, visita da fortaleza Rozafa, que segundo a lenda foi construída por 3 irmãos, que todas as manhãs descobriam as obras do dia anterior completamente destruídas. Aqui usufruímos de uma vista panorâmica da cidade, dos 3 rios que aqui confluem e do seu famoso lago. Passeio panorâmico pela localidade onde existe uma decoração típica do Império Otomano, com uma arquitetura que mistura estilo estalinista e oriental. Caminhando pela Kole Idromeno, a animada rua pedonal da cidade, visitamos o museu de fotografia, onde o legado do pintor e fotógrafo italiano Pietro Marubi estabelecido em Skadar, nos permite um olhar sobre a Albânia tradicional do século XIX. Visita de uma fábrica de máscaras de Carnaval, uma arte inspirada na tradição veneziana, mas cuja produção é em grande parte no exterior, nomeadamente na Albânia. Alojamento e jantar no Hotel Rozafa****, ou similar.
Após o pequeno-almoço buffet, partida para o Montenegro. Almoço. Continuação para a cidade medieval de Kotor classificada como Património Mundial da UNESCO, e situada na ponta do fiorde do mesmo nome. Após a visita do centro histórico muralhado, prosseguimos através do único fiorde do sul da Europa, por uma estrada panorâmica bordeando o mar Adriático, sempre contornando as baías e passando por típicas e tradicionais aldeias de pescadores, com um cenário envolvente de montanhas debruçadas sobre o mar sobre as águas. Alojamento e jantar no Hotel Conte****, ou similar.
Pequeno-almoço. Em hora a combinar localmente transporte ao aeroporto. Formalidades de embarque e partida em voo especial, com destino ao Porto. Chegada ao aeroporto. FIM DA VIAGEM
Importante: As infraestruturas hoteleiras na Albânia e Montenegro podem não corresponder aos habituais padrões hoteleiros da UE.
Preços por pessoa, válidos para um mínimo de 2 participantes | Lugares Limitados | Esta oferta está baseada nos custos dos serviços e taxas de câmbio vigentes à data de elaboração do programa, pelo que poderá sofrer alterações mediante as disponibilidades no momento da reserva.
Entre em contacto com as nossas assistentes via telefone - é o método mais simples de lhe apresentar um circuito privado para família ou amigos, totalmente criado à sua medida. Ligue-nos de segunda a sexta-feira das 9.00 às 18.00 horas para o telefone Malagueta Viagens: 969 363 885 e verá que é bastante simples.
Pode ainda saber mais sobre os nossos outros circuitos clicando no botão abaixo.