Malagueta Viagens
Blog Oficial Malagueta Viagens

Açores – A perfeita escapadinha de Inverno

Quando escolhi viajar até aos Açores no inverno não ia à espera de encontrar dias de sol radioso, na verdade procurava aquele ambiente dramático e algo misterioso com que os dias de nevoeiro geralmente nos brindam.

Assim que aterramos uma chuva miudinha veio ao nosso encontro e acompanhou-nos até ao nosso destino. Durante o caminho dei por mim a constatar, através do vidro do carro, como o verde da paisagem sai favorecido no cinzento da neblina e logo confirmei as minhas suspeitas, os Açores parecem um sítio mágico no inverno.

Estacionado o carro, o silêncio era total.

Fechei os olhos e inspirei profundamente o ar puro e perfumado da montanha. Não estava tão fresco como esperava, estava ameno e reconfortante o que me levou a repetir o movimento uma e outra vez.

No hotel fomos recebidos com a já conhecida hospitalidade açoreana. A Ana de sorriso largo e caloroso perguntou-nos se tínhamos chegado bem e falamos sobre os planos para os próximos dias enquanto bebíamos uma chávena do aromático chá açoriano acompanhado de uma bela queijada de Vila Franca do Campo. Queríamos sobretudo descansar, nadar em piscinas naturais de água quente e provar a boa comida dos Açores.

Os dias foram aproveitados ao ritmo da nossa vontade, com algumas caminhadas, visitas aos pontos chaves da ilha, circuitos termais e jantares nalguns dos melhores restaurantes da ilha. E que restaurantes! Das tascas e tabernas mais tradicionais aos restaurantes mais modernos e sofisticados nos Açores come-se sempre bem. Ponto! A excelência da “matéria prima” que é servida em cada um destes espaços é certamente o segredo deste deleite gastronómico.

Termos ido aos Açores no inverno proporcionou-nos uma certa tranquilidade que substitui a “urgência” de querer ver tudo e mais alguma coisa. Assim, houve tempo para conversas demoradas, ouvir histórias do antigamente e descobrir a verdadeira alma dos Açores. Houve brindes e gargalhadas que nos fizeram sentir como amigos.

Mesmo em pleno inverno as temperaturas nos Açores são temperadas e por isso convidativas para saídas e convívios. E em alguma parte do nosso dia, em algum ponto da ilha, acabamos por nos cruzar com um solinho bom o que comprova a teoria de que nos Açores o dia tem as 4 estações do ano, quer seja verão ou inverno.

Despedimo-nos, com a certeza de que iríamos voltar durante o próximo inverno, para nos mimarem assim, com mais tempo e disponibilidade, menos turismo e a preços mais atrativos 😉