Malagueta Viagens

5 Boas Razões para Mergulhar nos Açores

Os Açores estão a assumir-se como um excelente destino de mergulho, e têm razões válidas para o fazer. Conheça 5 boas razões para Mergulhar nos Açores!

Localização

O arquipélago dos Açores encontra-se no meio do Oceano Atlântico a pouco mais de 2 horas de voo de Portugal Continental e da Europa. É possível usufruir de vários tipos de mergulho, nomeadamente: mergulho em zonas costeiras, em bancos oceânicos, em baixas litorais, em grutas, em naufrágios e o mergulho nocturno.

Condições

As suas zonas costeiras, as águas cristalinas e temperadas oferecem condições de mergulho ao mesmo nível dos melhores spots do mundo. A temperatura da água varia entre os 17º e os 24º, sendo geralmente mais elevadas em Agosto e Setembro. É entre os meses de Maio e Outubro que se conseguem as melhores condições para a prática desta actividade.

Características

A flora e fauna da região é extremamente abundante e diversificada, permitindo a observação e captação de imagens inesquecíveis. Dependendo da altura do ano e das condições meteorológicas, o mar dos Açores permite uma boa visibilidade até cerca de 30 metros. Em qualquer uma das ilhas, é geralmente nas costas viradas a sul que se encontram as melhores condições para mergulhar.

Acessibilidade

Existem vários centros de mergulho e clubes náuticos, devidamente credenciados, em todas as ilhas açorianas. Nestes locais é possível alugar equipamento ou contratar o acompanhamento / planeamento necessário para a prática do mergulho em segurança.
Existem 3 câmaras hiperbáricas , em S. Miguel, no Faial e nas Flores, que servem todas as ilhas do arquipélago.

Vantagens

Para além de poder visitar o maravilhoso mundo subaquático dos Açores, vai poder contactar com toda a natureza açoriana: o seu rico património paisagístico, histórico e cultural, a sua rica gastronomia e a hospitalidade dos locais.

fundo3