Os Açores continuam a ser um dos mais belos segredos turísticos de todo o continente Europeu, que apaixona turistas de todo o mundo anualmente. O arquipélago é composto por nove ilhas, todas elas com o seu encanto e respectivas atracções.
A Terceira é, provavelmente, uma das ilhas cuja visita deve ser obrigatória numa ida aos Açores. De origem vulcânica, a Terceira destaca-se pela sua natureza verdejante, realçada pela floresta laurissilva, mas também pela história, já que teve um papel fulcral no desenvolvimento do Império Português durante os séculos XV e XVI, devido à sua posição estratégica no oceano Atlântico.
Assim, se está a planear umas férias aos Açores, deixamos de seguida um apanhado do melhor a ver e fazer na ilha!
ANGRA DO HEROÍSMO
Angra do Heroísmo é a principal cidade da Terceira e, portanto, uma visita à ilha pressupõe necessariamente uma passagem por aqui. Angra do Heroísmo mantém o estatuto da capital histórica dos Açores e a riqueza do seu património levou a que o seu casco histórico fosse classificado como Património Mundial da UNESCO, no ano de 1983.
Além da cidade propriamente dita, há muito a fazer em Angra do Heroísmo. Para os amantes da cultura, o Museu homónimo é visita obrigatória, com a sua notável colecção náutica e de belas-artes. Por sua vez, a Igreja da Nossa Senhora Guia é um notável exemplo de arquitectura religiosa, onde está sepultado o irmão de Vasco da Gama. E, claro, o Jardim Duque de Terceira é um dos locais mais idílicos da cidade, ideal para descansar ou fazer um piquenique.
ALGAR DO CARVÃO
A Ilha Terceira é de origem vulcânica, mas o Algar do Carvão é um antigo vulcão que se encontra adormecido. Isto significa que a sua visita é totalmente segura, não correndo o risco que entre em erupção durante a sua passagem.
Aqui, o grande destaque do Algar do Carvão, prende-se com a possibilidade de se poder descer até mais de 100 metros de profundidade, onde encontrará uma lagoa com as águas mais cristalinas onde irá banhar-se na sua vida. Mas também as suas estalactites únicas no mundo dão a este local uma beleza natural especial e mágica.
MANTA DE RETALHOS
A Manta de Retalhos é um dos mais incríveis pontos turísticos da ilha Terceira, mas ao contrário do que o nome indica, não tem nada a ver com cobertores. É antes um miradouro com uma das mais fantásticas vistas de todos os Açores, cuja visão parece que estamos a ver uma manta rasgada em quadrados verdes e negros, que é o pasto e o basalto típicos da ilha.
É um dos principais cartões de visita da ilha. Uma paisagem maravilhosa, em que ganham destaque as duas cores principais da Terceira – o verde e o negro. No entanto, a visibilidade nem sempre é a melhor, uma vez que o clima no arquipélago é muito inconstante.
BISCOITOS
Biscoitos é uma palavra com vários significados na Ilha Terceira. No entanto, quando se fala em “biscoito” normalmente está-se a referir ao basalto negro, a pedra que resulta da solidificação da lava expelida pelos vulcões. Foi precisamente este basalto que deu nome à Aldeia dos Biscoitos, uma das 7 Maravilhas de Portugal no domínio das aldeias históricas.
Esta aldeia é ainda um local de excepção para o vinho Verdelho, uma casta típica que foi trazida originalmente de Itália e que encontra neste solo específico as condições ideias para fortificar. Mas o interesse da aldeia não se fica pela vinicultura. Também aqui há um importante património relacionado com a pesca e a caça às baleias, já que o seu porto dedicou-se à baleação até ao século passado.
Como vê há muito para descobrir na sua viagem de férias à ilha Terceira, Açores. Descubra os Açores com a Malagueta num circuito Terceira e São Miguel!