Viagens Malagueta | Blog

Home Férias na Ilha da Madeira Férias nos Açores Férias na Tailândia Férias na Disneyland Paris ® Apoio ao Cliente Contactos

Fim de Ano: Curiosidades e Superstições

A pouco mais de um mês de dizer adeus a 2013 e um bem-vindo a 2014, a Malagueta Viagens dá-vos a conhecer algumas curiosidades, tradições, rituais e superstições próprias do fim de ano.

Para começar levantamos a questão sobre o nome desta época do ano, será mais correcto dizer Fim de Ano ou Ano Novo? Passagem de Ano ou Reveillon?

Certamente qualquer um está correcto ainda que Reveillon seja uma palavra com origem no verbo francês réveiller, que significa “despertar”.

Tradição ou Modernidade?

Tradicionalmente a Passagem de ano é passada na companhia de familiares e amigos, com mesas fartas e animação “a gosto” para entrar no novo ano em grande. Mas como diz o ditado “ a tradição já não é o que era” e há cada vez mais portugueses a dizer um até breve aos familiares e amigos, e a ir festejar o Fim de ano num destino longínquo. Assim é garantido que o ano começa da melhor maneira: a Viajar! Afinal quem é que não gosta de fazer uma viagem?

Os destinos que ocupam o top das viagens de fim de ano são o Brasil, Cabo Verde, a Ilha da Madeira, as Caraíbas e as Capitais Europeias. Os portugueses adoram calor e os destinos de praia ocupam os lugares cimeiros.

Para conhecer as Viagens de Passagem de Ano da Malagueta clique aqui

fireworks

Rituais e Superstições

Cada povo, e até cada pessoa, tem os seus rituais e superstições próprios para a passagem de ano.
Desde tempos remotos que é comum deitar fora roupas e objectos antigos como forma de eliminar o velho e dar lugar ao novo. Este, a par com outras actividades, como tomar um banho no mar, são rituais típicos de renovação que foram sendo transmitidos ao longo dos tempos.

Mas existem outros costumes que surgiram entretanto e que são bem mais curiosos e engraçados: comer 12 passas à meia noite e pedir doze desejos é bastante comum em Portugal, mas na Dinamarca o mais normal é as pessoas receberem o novo ano em cima das cadeiras. Na China, e um pouco por todo o oriente é prática comum limpar-se as casas para espantar os maus espíritos enquanto na Irlanda oferece-se taças de arroz doce ao gnomos. Já em Inglaterra rolhas de champanhe com moedas são usadas como amuleto enquanto na Turquia usam-se sacos com sal grosso e turquesas como talismã de protecção.

Something red, something new, something old, something blue

O ditado é inglês e indica que se use uma coisa vermelha, uma coisa azul, um coisa nova e uma coisa velha. A verdade em que é todos conhecemos alguém (talvez nós próprios) que faz questão de usar uma peça de roupa de uma cor especifica ou vestir algo novo. A lingerie azul para dar sorte está entre as mais frequentes mas ninguém sabe ao certo a origem deste costume que entretanto já se estendeu a outras cores e simbologias.
No Brasil, por exemplo, é usual receber-se o Novo Ano, vestidos de branco num evidente sinal de paz e tranquilidade.

Fogo de Artificio em 3, 2, 1!

A meia noite em ponto, por todo o mundo, recebe-se o Novo Ano  com espectáculos de fogo de artificio, Mais exuberante ou discretos este é um costuma mais ou menos transversal a todos os povos e culturas.

A Cidade de Sidney na Austrália é um dos primeiros sítios a celebrar o novo ano e por essa razão o seu fogo de artificio é um dos mais famosos de mundo. Também muito conhecido é o Reveillon de Nova Iorque. Em Times Square junta-se milhares de pessoas para fazer a contagem decrescente e serem brindados com doces e papeis brilhantes que caem do céu! Mais recentemente também o Dubai destacou como um do Reveillon mais extravagante do Mundo com os seu fogo de artificio e espectáculos de luzes exuberantes. Também a nossa ilha da Madeira ocupa um dos lugares do Top das passagens de ano. O seu de fogo de artificio é conhecido por todo o mundo e de ano para ano são cada vez mais os turistas a quererem assistir ao vivo a este espectáculo encantador.

Independentemente do local onde se realize o nosso fim de ano, e nossos costumes e tradições, há algo que é transversal a todas as pessoas nesta noite: a esperança que o Ano Novo seja um ano de felicidade! Feliz Ano Novo!

 

 

Blog Oficial Malagueta Viagens | November 12th, 2013


Ultimas Noticias Malagueta Viagens:



Pre-Reserva


Avance com a sua pré-reserva de forma simples e eficaz!
É rápido e não tem que fazer qualquer tipo de registo.

Clique Aqui...!

Falar Com Assistente


Fale com umas das nossas assistentes. Teremos todo o gosto em responder às suas perguntas!

Ligue 243 329 022 ou 969 363 885 das 10.00 às 13.00 Horas e das 14.30 às 17.30 Horas. Até já!

Deixar o Seu Contacto


Se prefere deixar o seu contacto para receber mais informação, preencha o nosso simples formulário e nós respondemos rapidamente.

Clique Aqui...!

Santa Ideia Marketing e Design - Santarem Portugal